Eu...

Os diamantes são indestrutíveis?
Mais é meu amor.
O mar é imenso?
Meu amor é maior,
mais belo sem ornamentos do que um campo de flores.
Mais triste do que a morte,
mais desesperançado do que a onda batendo no rochedo,
mais tenaz que o rochedo.
Ama e nem sabe mais o que ama.
(Adélia Prado)

domingo, 2 de outubro de 2011

HIPOCRISIA

Mostraram-me uma coisa que uma pessoa escreveu sobre a sinceridade. Confesso que aquilo me fez pensar. Era algo tipo “sou uma pessoa verdadeira, sincera, mas se precisar eu uso de falsidade”... WTF??? Bem, como diria Jack Estripador, vamos por partes:

Etimologia de sinceridade, verdade e falsidade:

sinceridadesin.ce.ri.da.desf (lat sinceritate) 1 Qualidade de sincero. 2 Franqueza, lealdade; ausência de dobrez ou de hipocrisia; lisura de caráter. 3 Palavras ou observações sinceras. Antôn (acepções 1 e 2): fingimento, hipocrisia.
verdadever.da.desf (lat veritate) 1 Aquilo que é ou existe iniludivelmente. 2Conformidade das coisas com o conceito que a mente forma delas. 3 Concepção clara de uma realidade. 4 Realidade, exatidão. 5 Sinceridade, boa-fé. 6 Princípio certo e verdadeiro; axioma. 7 Juízo ou proposição que não se pode negar racionalmente. 8 Conformidade do que se diz com o que se sente ou se pensa. 9 Máxima, sentença. 10 Cópia ou imitação fiel. 11 Representação fiel de alguma coisa existente na natureza. 12 Caráter próprio. Antôn (acepção 8): mentira. sf pl Princípios fundamentais de uma doutrina; dogmas de uma religião. Meia verdade: afirmação parcialmente verdadeira ou parcialmente urdida, de modo a iludir pessoas ou escapar a críticas. V. verdade: a verdade primeiro que tudo; diga-se a verdade, salve-se a verdade. Dizer a verdade nua e crua:falar sem ambages, sem disfarce, sem rodeios. Dizer as verdades a alguém: a) expor abertamente o que se sabe ou se julga de alguém; b) criticar sem medo; c) manifestar os defeitos ou as faltas de alguém. Ser a pura verdade: ser a verdade clara e positiva, ser a verdade incontestável. Ser a verdade em pessoa: nunca mentir. Tirar a verdade a limpo:averiguá-la. Valha a verdade: diga-se a verdade. Verdade é que: na realidade.
falsidadefal.si.da.desf (lat falsitate) 1 Qualidade daquele ou daquilo que é falso. 2Coisa falsa; mentira, calúnia. 3 Perfídia.

O que realmente me fez pensar na afirmação acima e na etimologia das palavras envolvidas é justamente o conceito de ética que podemos extrair do pensamento da tal pessoa. O que ela realmente pensa de si mesma? E desta sua linha de raciocínio? Desculpa de uma suposta auto defesa e inserção em um grupo? Faça-me o favor... Em segundos pensei em outra palavrinha que, ao meu entender expressa muito bem estas palavras - HIPOCRISIA. Vejamos novamente as etimologias:

éticaé.ti.casf (gr ethiké) 1 Parte da Filosofia que estuda os valores morais e os princípios ideais da conduta humana. É ciência normativa que serve de base à filosofia prática. 2 Conjunto de princípios morais que se devem observar no exercício de uma profissão; deontologia. 3 Med Febre lenta e contínua que acompanha doenças crônicas. É. social: parte prática da filosofia social, que indica as normas a que devem ajustar-se as relações entre os diversos membros da sociedade.
hipocrisiahi.po.cri.si.asf (gr hypókrisis+ia1) Manifestação de fingidas virtudes, sentimentos bons, devoção religiosa, compaixão etc.; fingimento, falsidade.

Perceberam um certo “vínculo” entre SINCERIDADE – FALSIDADE – HIPOCRISIA? Eu diria que na verdade a hipocrisia nada mais é do que o produto do cruzamento da linha tênue entre a sinceridade e a falsidade, ou melhor dizendo, em termos mais simples, quem prefere agir de falsidade em detrimento à sinceridade, é HIPÓCRITA! Agindo desta forma, age SEM ÉTICA, pois é a quantidade desta que define o caráter do sujeito, e fere princípios valorosos que ele “tenta” (ou não) mostrar que tem!

Nem quero aqui filosofar muito hoje... mas existem verdades que conseguem ser inquestionáveis sem ser dogmáticas, haja vista o seu aspecto extremamente bem definido. Nem precisa ser muito inteligente pra saber que ninguém precisa ser o que não é pra se manter de cabeça erguida em determinada situação, basta apenas ser ÉTICO. Por que me repito neste verbete e o coloco em caixa alta? Apenas pra destacar que em sendo o sujeito equilibrado, bem esclarecido e com um mínimo de bom senso, não se tem a menor necessidade de agir com falta de sinceridade, assumindo uma postura hipócrita perante seus próximos, lhes faltando com a ética, instrumento necessário a uma sociedade equilibrada justa e colaborativa. (viram como as aulas de Temas Transversais em Pratica Docente Interdisciplinar foram úteis? Rsrsrsrs)

O que acontece nesses casos são pessoas que sentem uma autopiedade muito grande, vivem à margem da sociedade por achar que esta sociedade as pôs lá, nunca porque elas mesmas se colocaram em tal condição. Não conseguem entender que NÃO É O MUNDO QUE ESTÁ ERRADO, E SIM ELAS MESMAS, porque quem tem que mudar? O mundo inteiro ou elas mesmas? Com muita facilidade, após a rejeição que o grupo tem a elas, se sentem perseguidas e excluídas, e NUNCA, JAMAIS, EM TEMPO ALGUM conseguem refletir no fato de que isso aconteceu justamente por uma questão de postura pessoal delas mesmas. Pra termos respeito e aceitação, precisamos respeitar, aceitar e conquistar esta condição. Simples assim.

Freud nasceu na época errada, indubitavelmente. Mas seu legado fez escola e casos como o da pessoa que fez a colocação que citei no início destas humildes (e sinceras) linhas povoam os divãs por todo o globo terrestre. A nós, seres pseudo-normais, basta continuarmos vivendo nossas vidinhas, buscando sermos éticos, sinceros, verdadeiros e usando de muito equilíbrio e bom senso para conseguirmos conciliar tudo isso à boa convivência, necessária a vida em sociedade. É isso, ou então se mudar pra uma caverna e virar ermitão! (#fikdik)

Sei que tem muita gente (ou não) que lêem meu bloguinho, espaço sagrado das minhas exposições pessoais, pensamentos, sentimentos e experiências diversas, inclusive umas poucas almas, IDIOTAS E HIPÓCRITAS, que sentem um prazer quase que visceral de vigiar, espionar e, quando podem e conseguem, perseguir. A estas pessoas em especial, digo que são bem vindas sempre que quiserem vir aqui preencher suas vidinhas vazias com algo que as faça feliz, como falar mal de mim, por exemplo. Saibam que é a minha boa ação, minha caridade para com estes pobres seres, tão mergulhados nas trevas da ignorância, no umbral do bom senso e no limbo da inteligência. Aos demais, que são amigos, pessoas inteligentes, sensatas, equilibradas e que GRAÇAS AO SENHOR são a maioria na minha vida, espero ter contribuído com um pouco de papo eclético, com conteúdo.


ABRAÇOS!!!


REFERÊNCIAS:
Dicionário Michaelis, Ed. Melhoramentos, São paulo, 2011

6 comentários:

NANDA SALIMA disse...

mandou muitooo bem irmã...muito mesmooooooooooo... falar é fácil, difícil é ser!!!
Adoreiiii....

Mônica Santos disse...

È mesmo Fê. Essa de dizer q é ético, mas age sem ética por necessidade é falácia purinha! Não existe meio termo em matéria de caráter e integridade. Tem coisas que um ser humano não deve fazer nem por necessidade (pelo menos é assim q eu penso).

Faridah Mahaila disse...

fala sério!!! disse td!! adorei!!!!!!

Jullya disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
NANDA SALIMA disse...

Irmã, tornei a ler seu post, e ficar a divagar sobre inúmeras coisas, é incrível com as tem gente que adora dizer que as pessoas são falsas para encobrir e mascarar suas próprias falsidades. É mais fácil dizer que fulano é falso, do que admitir que ele tem carisma, que é uma pessoa com a qual todos gostam de estar. Pessoas como vc, que é amiga, companheira, talentosa, causa esse tipo de furor nas pessoas "mentalmente desprivilegiadas". Infelizmente, se as pessoas tentassem aprender com pessoas como vc, a ser mais "HUMANA", eu acredito, que o mundo seria muito melhor.

MONICA FERREIRA disse...

Fê, não digo por mim, q sem hipocrisia e falsa modéstia, mas sou uma pessoa q tem coisas PRACARAI pra aprender, vejo muita gente falar coisas como se fosse 'NA SACANAGEM' mas é sério q tá falando e não assume.
Meu, ngm precisa ser o q não é! Fazer auto-afirmação dakilo q tem necessidade de gritar aos 7 ventos! NÃÃÃÃÃOOOOOOOOOOO
Precisa é cada um ser o mesmo e agir com disciplina e ética, pq estes são 2 valores q moldam sociedades civilizadas.
Será q eu tô falando alguma merda???